Saiba como se capacitar e o que esperar do curso de alpinismo industrial

Tags: Curso Alpinismo Industrial - Data: 14/09/2020

Nesse artigo você entenderá um pouco mais sobre o processo de formação em alpinismo industrial e como se capacitar

Para se tornar um profissional de alpinismo industrial é preciso muito mais que coragem ou não ter medo de altura, é preciso capacitação. Fazer um curso reconhecido e com os devidos ensinamentos para exercer essa função é imprescindível.
O alpinismo industrial, atividade que prevê o acesso a áreas mais altas por meio de cordas, se torna cada valorizado e requisitado no mercado. Isso porque esse sistema permite acessar áreas mais remotas, permitindo a realização de serviços

de forma mais rápida, segura, econômica e prática.
Nesse artigo você entenderá um pouco mais sobre o processo de formação em alpinismo industrial e como se capacitar em diferentes níveis para desenvolver esse trabalho com segurança, profissionalismo e qualidade.

O que é Alpinismo Industrial


Com a ajuda das cordas e de outros equipamentos que lhe garantem total segurança, o profissional de alpinismo industrial consegue subir e descer livremente pela estrutura da construção, chegando a locais mais distante e sem risco. Isso porque entre os itens utilizados está um sistema antiqueda, que em caso de choque ou de aceleração súbita, trava a corda, garantido que o trabalhador fique em segurança.
O Alpinismo Industrial é requisitado e indicado para projetos onde recursos de elevação, plataformas ou andaimes não são a primeira opção em função do custo, de questões estruturais, dificuldade de montagem e até a inacessibilidade do local.

Como se capacitar


Os cursos para formação de alpinistas industriais devem atender aos requisitos das legislações vigentes e normas que regulam esse tipo de atividade no Brasil, especialmente a NRB 15475, definida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e que trata sobre acesso por corda, bem com qualificação e certificação de pessoas.
O profissional pode se capacitar em diferentes níveis. Conheça um pouco mais sobre eles.
 
Nível 1
 
No curso para formação de alpinistas industriais Nível 1 é oferecido treinamento e capacitação profissional atendendo aos requisitos da norma nacional NBR 15475 para a realização de trabalhos em altura com segurança dentro de uma variedade de sistemas empregados em acesso por corda, sob a supervisão de um profissional formando em Nível 2 ou 3.
 
 O curso prevê conteúdo teórico, além do prático. Entre os assuntos que são tratados estão:

• Introdução ao método de Acesso por Corda;
• Conhecimentos normativos e legislação aplicada a Acesso por Corda;
• Conhecimento dos equipamentos e sua aplicabilidade em Acesso por corda;
• Nós, ancoragens e acondicionamento dos equipamentos;
• Manutenção e inspeção de equipamento;
• Praticas de acesso por cordas;
• Praticas de transferências de cordas;
• Técnicas de Resgate Simples.


Nível 2
 
No Nível 2, o futuro alpinista receberá o devido treinamento e capacitação para realizar atribuições de planejamento de supervisão de trabalhos, sempre sob supervisão do escalador Nível 3.

Nível 3
 
Neste último nível, o profissional será treinado para planejar, supervisionar e executar vários tipos de Trabalhos/Resgates em altura, em diversos tipos de locais e ambientes. 
 
Entre os assuntos que integram o conteúdo do curso estão:
 
• Montagem de tirolesas para Resgate;
• Montagem de Sistemas de polias;
• Conhecimento de equipamentos de Resgate;
• Montagem e desmontagem da maca;
• Movimentação com maca;
• Transferência da maca para outro sistema;
• Resgate em Espaço Confinado;
• Montagem de Sistema no tripé;
• Fatores de queda.
  
Exigências e requisitos para se tornar um profissional de alpinismo industrial


Para se tornar um escalador Nível 1 não é exigida comprovação de experiência profissional. Já para o Nível 2, o profissional deve a experiência de 1000 horas e 1 ano de experiência escalador Nível 1.

Escolaridade


Para todos os níveis, o futuro escalador precisa ter Ensino Médio completo.

No Nível 3 é exigida também a Certificação em Acesso por Corda em quaisquer níveis e curso básico de Primeiros Socorros.

 
Aptidão Física
 
Os interessados em participar da formação, independente do nível, deverão apresentar Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) ou Atestado Médico que o considere apto pra realizar trabalho em Altura.

Este atestado deve assegurar que o candidato possui boa condição física e é capaz de realizar atividades que exigem agilidade e coordenação, e controla o estresse do trabalho em condições adversas.
 

Alpiend


Se você se interessa por alpinismo industrial e quer se capacitar para desenvolver essa atividade profissionalmente, procure a Alpiend.
Localizada na Praia Grande, nossa empresa possui know-how e ampla experiência com prestação de serviços relacionados ao setor de alpinismo industrial e também na oferta de cursos que são certificados pela Irata (Associação Comercial de Acesso por Cordas Industrial).

Entre em contato com a nossa equipe e saiba mais sobre as formações oferecidas na Alpiend!

Últimas publicações