Alpinismo Industrial: Saiba o que é, para que serve e suas principais vantagens

Tags: Alpinismo Industrial - Data: 07/09/2020

Nesse post você saberá um pouco sobre essa atividade, como ela se dá na prática e suas vantagens para quem a contrata. Acompanhe conosco!

Com um número cada vez maior de prédios construídos e em obras no Brasil, o alpinismo industrial, atividade que prevê o acesso a áreas mais altas por meio de cordas, se torna mais conhecido, valorizado e procurado por construtoras e empresas prestadoras de serviço.
O setor de construção civil, bem como de atividades como pintura, soldagem e instalação de publicidade, por exemplo, utilizam profissionais devidamente capacitados e que dominam as técnicas para chegar até locais m

ais elevados e de difícil acesso. Esse recurso permite a realização de serviços de forma mais rápida, segura, econômica e prática, já que não se faz necessário o uso de outros itens, como andaimes.
Nesse post você saberá um pouco sobre essa atividade, como ela se dá na prática e suas vantagens para quem a contrata. Acompanhe conosco!

O que é Alpinismo Industrial


Você já deve ter passado em frente a um edifício em obras ou em processo de manutenção e visto um profissional preso por cordas trabalhando na fachada, seja fazendo pinturas, reparos, instalações ou qualquer outro serviço. Trata-se do alpinismo industrial.
Com a ajuda das cordas e de outros equipamentos que lhe garantem total segurança, o profissional consegue subir e descer livremente pela estrutura da construção, chegando a locais mais distante e sem risco. Isso porque entre os itens utilizados está um sistema antiqueda, que em caso de choque ou de aceleração súbita, trava a corda, garantido que o trabalhador fique em segurança.
O Alpinismo Industrial é requisitado e indicado para projetos onde recursos de elevação, plataformas ou andaimes não são a primeira opção em função do custo, de questões estruturais, dificuldade de montagem e até a inacessibilidade do local.

Norma Reguladora para Alpinismo Industrial


A atividade de Alpinismo Industrial é regida pela Norma Reguladora (NR) 35, que trata sobre o trabalho em altura. Ela descreve, entre outras coisas, todos os itens obrigatórios de segurança, os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), assim como delega responsabilidades específicas aos empregadores e aos empregados.
Ao contratar uma empresa que prestará esse tipo de serviço é importante estar atento sobre o cumprimento de todas as regras e normas de segurança exigidas nessa atividade.

EPIs obrigatórios


Veja abaixo quais são os principais Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) exigidos na Norma Regulamentadora (NR 35) para o trabalho de Alpinismo Industrial.
• Capacete de segurança
• Cinto paraquedista
• Cordas semi-estáticas
• Trava quedas
• Talabarte
• Estribo regulável
• Protetor facial
• Protetor auricular  
• Óculos de proteção
• Luvas de segurança

Vantagens do Alpinismo Industrial


O Alpinismo Industrial proporciona muitas vantagens para construtoras, condomínios e empresas prestadoras de serviços. Veja as principais delas:


Menor custo: O método de acesso por cordas é mais econômico já que evita a montagem e desmontagem de andaimes, recurso que acaba sendo mais caro, além de precisar de uma quantidade de mão-de-obra menor para a execução do trabalho.


Maior rapidez e eficiência: Os sistemas para realização dos Alpinismo Industrial são instalados e desmontados rapidamente. A economia de tempo nesses depois processos representa menor período de inatividade e mais tempo em obra.


Segurança: Com o devido treinamento e capacitação dos profissionais que executam o serviço, o acesso por cordas é um dos mais seguros, com menor risco de ferimento e acidente se comparado a outros métodos de trabalho.Solução ideal: Em locais com acesso mais prejudicado, como pontes e viadutos, ou com uma altitude muito elevada, como torres de transmissão, e em estruturas sobre a água, o uso do Alpinismo Industrial é o mais indicado, sendo a solução ideal para a realização de serviços que levariam muito mais tempo para ser feito com outras ferramentas e métodos disponíveis no mercado.


Impacto visual: Com o alpinismo, um ou mais profissionais presos por cordas fazem o trabalho na fachada de um prédio sem comprometer seu visual externo, diferente dos andaimes, por exemplo, que ocupam boa parte da estrutura do edifício e também da calçada onde circulam os pedestres ou de outras áreas utilizadas, como a de estacionamento de veículos, por exemplo.


Alpiend


Se você quer contratar o serviço de alpinismo industrial ou busca capacitação para se tornar um profissional desse setor, procure a Alpiend.
Localizada na Praia Grande, nossa empresa possui know-how e ampla experiência com prestação de serviços relacionados ao setor de alpinismo industrial. Nosso atendimento aos clientes e parceiros ocorre nos menores prazos observados atualmente no mercado industrial.
 
Os cursos oferecidos na Alpiend são certificados pela Irata (Associação Comercial de Acesso por Cordas Industrial).

Entre em contato com a nossa equipe e solicite um orçamento!

Últimas publicações